image

Virtualização de Servidores

Tenha mais de um servidor e/ou sistema operacional, dentro do mesmo equipamento, reduzindo custos e recursos para a implantação de soluções.

Na prática, a virtualização de servidores é a dividisão dos recursos de um hardware (servidor físico) em diversos servidores virtuais que podem ser usados com finalidade diferentes. Podemos ter no mesmo equipamento, um servidor de sistemas, um servidor de backup, um servidor de internet e assim por diante. Claro, dimensionando os recursos e capacidade de hardware do servidor, dentro do que ele possa suportar.

Dessa forma, é possível executar muitos sistemas operacionais a partir de um mesmo hardware, sem que haja interferência entre esses sistemas, como se estivessem em equipamentos independentes.

Outra vantagem de um sistema virtual é a facilidade na transferência em caso de desastre. O servidor virtual pode ser facilmente alocado em outro equipamento em caso de pane ou transferência de hardware, sem a necessidade de uma nova instalação e configuração completa.

Por Onde Começar?

O primeiro passo é avaliar se o investimento na virtualização de servidores pode melhorar o desempenho da empresa. Deve se considerar principalmente:

:: Haverá redução significativa de custos;
:: Facilitará os processos internos;
:: Agilidade ao processamento de informações;
:: Aumento na produtividade.

Caso as respostas para essas questões não estejam claras ou se os ganhos não forem significativos, talvez a virtualização não seja o melhor caminho a seguir, mas em caso positivo, as vantagens são muito significativas. Além disso, é fundamental pensar em quem será responsável por esses servidores virtuais — que faça sua manutenção e ajustes quando necessário. A Biazotto Solutions atua com competência e sempre antenada as mais novas tecnologicas e soluções, para os mais determinados fins. Pois existem diversas soluções e maneiras de se criar uma virtualização, dependendo da sua finalidade, dos recursos necessários e do ambiente onde será instalado. Onde deve ser analisado e mensurado por um profissional competente e experiente nestas situações para que possa definir a melhor estratégia e projeto a ser implantado.
Consulte a possibilidade deste tipo de implantação, verifique quais são as vantagens, desvantagens e no que isso poderia auxiliar no funcionamento e eficiência da sua empresa.


Tags:

servidor, servidores, virtualização, windows, linux, server, virtual, datacenter, armazenamento, sistemas

Compartilhe:

FACEBOOK